Eddie Vedder homenageia Joe Strummer com nova versão de música dos Mescaleros

Ontem, 21 de agosto, Joe Strummer – coração, voz e cérebro do The Clash, morto em 2002 por causa de um defeito congênito no coração que o próprio artista desconhecia – teria comemorado seus 70 anos. 

E Eddie Vedder resolveu marcar a data com um vídeo onde mostra sua versão para “Long Shadow”, faixa de Streetcore, terceiro álbum gravado por Joe com os Mescaleros, sua banda pós-Clash. Não só pela influência musical de Joe, mas também pelo fato de Strummer ter sido fundamental em sua carreira. 

Afinal, foi num show de Strummer, em 1989, que Eddie conheceu o baterista Jack Irons, que o recomendaria ao guitarrista Jeff Ament e ao baixista Stone Gossard quando buscavam um vocalista para sua banda, mais tarde batizada de Pearl Jam. 

Após tocar “Long Shadow”, Eddie dá um depoimento sobre Strummer, e sobre o som “comunitário” das músicas que fez para o Clash e os Mescaleros. “Os ouvintes sentem que fazem parte daquela comunidade e (Joe) deve ter facilitado milhares e milhares de conexões”, diz Vedder.

Assista abaixo ao vídeo.