Guitarrista do Metallica, Kirk Hammett acaba de lançar seu primeiro trabalho individual – e ele difere em muito do que vem fazendo na banda há 40 anos.
As quatro faixas do EP Portals são todas instrumentais e recheadas de instrumentos orquestrais, criando o que o próprio artista chama de “áudio cinematográfico”.
A motivação para um disco individual – e com essa pegada – nasceu em 2017, quando Kirk exibiu em Massachussetts e em Toronto sua coleção de pôsteres de filmes de terror e pensou em criar uma trilha-sonora para acompanhar a exposição.
Anos mais tarde, compartilhou o que havia produzido para a exposição com Edwin Outwater, condutor da Sinfônica de São Francisco, com quem o Metallica trabalhara em duas ocasiões. Daí surgiu, uma parceria e o desejo de transformar tudo aquilo num disco solo – que acabou saindo com um jeitão de trilha-sonora para filmes imaginários.
“Curto vários tipos de música”, disse Hammett à revista Billboard, “jazz, blues, country, clássica, reggae, e aprendi a tocar em vários estilos, e essa é uma maneira de mostrar isso”.
“Quem sabe”, concluiu, “meu próximo disco solo será todo de jazz?”.
Ouça abaixo todo o EP Portals.