Little Steven pilota a verdadeira Escola do Rock

Imagine uma sala de aula onde geografia, sociologia, ciência e outras matérias são ensinadas através da história do rock.

Pois esse é o trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2003 pela plataforma TeachRock, desenvolvida e oferecida pelo guitarrista, cantor, compositor e produtor Steven Van Zandt (um dos pilares da E Street Band), com a ajuda de parceiros como Bruce Springsteen, Martin Scorsese, Jackson Browne e Bono, através da Rock and Roll Forever Foundation, e de entidades como a rede de TV ABC, a New York University e o Museu do Grammy.

Depois que o governo americano cortou os gastos com educação artística nas escolas públicas, em 2002, Steven tomou para si a missão de não deixar crianças e jovens sem aquela parte do currículo e criou um projeto de aulas onde o rock – e todos seus parentes e subgêneros – não apenas é devidamente analisado e destrinchado, como também serve de base e contexto para estudos sobre outras matérias. 

São mais de 200 lições gratuitas, hospedadas no site da TeachRock e acessadas pelos professores nas salas de aula físicas (ou, agora, virtualmente, por conta da pandemia) que cobrem desde os grandes nomes do blues e os pioneiros do rock até Billie Eilish, usada para se ensinar sinestesia, distúrbio neurológico que faz com que o estímulo de um sentido cause reações em outro. No caso de Billie, faria com que a artista “veja”a música que está ouvindo. 

Passando, claro, pelos Beatles, que servem de gatilho para a matemática quando são estudadas as noites que passaram tocando em Hamburgo, na Alemanha, temporada que serviu de treinamento valioso para os músicos da banda. 

E enquanto dura a pandemia, Little Steven vem promovendo uma série de palestras online, com figuras representativas do rock, o Little Steven’s Roadshow. O próximo acontece dia 6 de agosto, e será transmitido de Detroit. 

A dica é da Rolling Stone.