Música à distância para tempos de isolamento

Em dias de distanciamento social e cancelamento de shows pelo bem da saúde pública, músicos estão encontrando maneiras criativas de trazer dicas de boas práticas para os tempos atuais, assim como alento e entretenimento para quem está dentro de casa.

“It’s the end of the world, as we know it”, cantarola Michael Stipe, vocalista do R.E.M., auto-identificado como um “ex-popstar”, tornando corrente seu hit de 1987, hoje muito lembrado e citado – e com razão -, antes de dar uma mensagem com toques de conduta diária contra o contágio do coronavírus em seu site.

Enquanto isso, Bruce Springsteen postou nesta terça-feira em sua conta no Twitter um link para a íntegra de seu show de 2009 no Hyde Park, em Londres, disponível agora nas plataformas Spotify, Google Play, Deezer, Apple Music e YouTube.

Neil Young, por sua vez, anunciou que fará uma série de ¨concertos à beira da lareira¨ filmados por sua esposa, a atriz Daryl Hannah, direto de sua casa. Ainda sem data para começar, as apresentações caseiras serão feitas por streaming no site de Neil.

Rufus Wainwright também se apresentará de casa, veiculando uma música de seu repertório por dia, acompanhando-se ao piano. Deu a essa série o nome de Musical Everydays.

Em Portugal, desde terça-feira está rolando o festival #EuFicoEmCasa, que reúne quase 100 artistas que se apresentam, via contas no Instagram, ao longo de seis dias de música.

E no Brasil a gravadora Universal organizou o Festival Música em Casa, que rola de 20 a 29 de março, via Instagram, mobilizando seu elenco – de Madmundi a Sandy, de Michel Teló a Projota – e o jornal O Globo fará, entre sexta e domingo, de 18h às 22h, o Festival #tamojunto, uma série de transmissões de apresentações de uma variedade de artistas, de diferentes estilos – Martinho da Vila, Adriana Calcanhoto, Nego do Borel, Duda Leindecker, Matheus VK, Marcos Valle, Duda Beat e Margareth Menezes são alguns dos artistas confirmados. De acordo com o diário carioca, serão shows intimistas, lives feitos pela conta individual de cada artista no Instagram e retransmitido pelo site e pelas redes do jornal.