Música eletrônica feita com o canto de pássaros ameaçados de extinção

Música eletrônica feita com o canto de pássaros – e para salvar esses mesmos animais da extinção.

É essa a ideia central do projeto liderado por DJ, compositor e produtor inglês Robin Perkins – ou El Búho (A Coruja), como também é conhecido. 

Na série de discos A Guide to Birdsong (iniciada em 2015 e que está no segundo álbum dedicado aos sons do México, da América Central e do Caribe) ele combina os cantos de pássaros locais ameaçados de extinção com as batidas e os sons eletrônicos de 10 artistas da mesma região, criando um trabalho artístico que também contribui para o ativismo ambiental. 

“O bonito da música eletrônica é que ela abre uma enorme gama de possibilidades”, disse Robin (cujo nome, em inglês, significa pintarroxo) numa entrevista à NPR, rede de rádio pública dos Estados Unidos. “Você pega um canto de pássaro e consegue fazer cinco milhões de coisas com ele, pode tocar de trás para frente, pode adicionar efeitos, pode samplear”. 

Toda a renda gerada pela venda do novo álbum reverterá para duas instituições de defesa dos pássaros ameaçados de extinção: Fundación TxoriAves de Costa Rica e Birds Caribbean.