Papo de sopa de bode

Poucas coisas na vida são mais divertidas que conversar com Maurício Valladares, meu amigo querido, brother e cúmplice de décadas (nossas aventuras com Sex Pistols, Bob Marley, Raul Seixas, Legião Urbana, Peter Frampton, Rod Stewart e tantos outros são épicas) .

O prêmio de consolação, para quem não está frente a frente com a figura, live, sorvendo uma Guinness bem tirada, é ouvir o programa/podcast Ronca Ronca e se deixar levar por universos de altas elocubrações, toques sábios e um finíssimo senso de humor, adquirido ao longo de quaquilhões de milhas na ponte-aérea LL (Londres/Leblon).

Exemplo disso é o programa #405, dedicado, em boa parte, à reedição, em versão deluxe, mega ampla, de Goats Head Soup, disco lançado em 1973 pelos Rolling Stones, sobre o qual já falamos aqui.

No programa, Maurício levanta a bola de que parte da imprensa classificou GHS como o disco que marcou o início da “decadência” dos Stones. Um termo usado, é importante dizer, de forma errada, por muitas razões.

Interpretada como equivalente a “declínio”, a palavra esbarra no sucesso de vendas que o disco teve (liderou paradas nos Estados Unidos, no Reino Unido e num punhado de outros países) e na série de mega turnês espetaculares, sempre sold out, que a banda fez em 1973, 1975, 1976, 1978, 1981 … e por aí vai. Se for usada como descrição de qualidade artística, também é um erro. GHS tem a chatinha mas longeva “Angie”, mas mostra uma banda mais sofisticada, esticando suas possibilidades, apoiada no lirismo de Mick Taylor e nas participações de bambas como Nicky Hopkins e Billy Preston.

O que nos leva a apostar numa tradução equivocada de “decadence”, que significa, sim, declínio, mas também depravação, degeneração. E nesse tipo de “decadence” os Stones, àquela altura, nadavam de braçada.

Papo de semântica? Pode ser, pode não ser.

O fato é que o imbroglio rendeu um programa/podcast nível diamante, do qual seu fiel interlocutor participa de trivela, no relato tri-hilariante de um episódio real envolvendo o lançamento de GHS em 1973.

DIvirtam-se!