PLAYLIST 41 – A seleção comentada da semana

The Smashing Pumpkins – “Save Your Tears”- Quase 30 anos depois de ter lançado seu primeiro álbum, a banda de Billy Corgan está de volta, com os co-fundadores James Iha (guitarra) e Jimmy Chamberlin (bateria) a bordo,  em Cyr, álbum duplo impregnado de sintetizadores.

Gabriels – “The Blind” – A voz de Jacob Lusk e a produção de Ari Balouzian e Ryan Hope conduzem a música  desse trio angeleno a territórios convidativos, combinando soul, funk e experimentalismo.

The Organauts – “I Feel Love” – Com um nome que brinca com os Argonautas (heróis da mitologia grega), esse trio de Belfast se especializa, claro, em música instrumental impulsionada por órgãos e faz em seu novo EP uma cover desse super sucesso de Donna Summer.

Iggy Pop  – “No Flag”- Iggy pegou uma das faixas do novo álbum de seu chapa Elvis Costello … e a regravou em francês, a pedido do próprio autor da música. Não é a primeira vez que Pop grava na língua de Victor Hugo e Camus. Seu disco Après, de 2012, está aí para nos lembrar disso. 

Ramsey Lewis – “Mother Nature’s Son” – Uma regravação de uma das faixas do icônico Álbum Branco dos Beatles, registrada por um dos maiores pianistas de jazz contemporâneo, e logo quando saiu o original, em 1968. 

Pat Metheny – “Road to the Sun-Pt 2”- Pat dá uma amostra do primeiro álbum de seu novo contrato com o selo Modern Recordings: um dos seis movimentos de uma colaboração com o Los Angeles Guitar Quartet.

Jenny Lewis, Serengeti –  “Unblu” – A irrequieta indie rocker Jenny criou uma parceria com o rapper Serengeti, cada um num canto: ela, em Los Angeles. Ele, em Chicago.

Aaron Frazer – “If I Got It (Your Love Brought It)”- Com seu falsete, o americano Aaron -– baterista e compositor da banda Durand Jones & The Indications e aqui produzido por Dan Auerbach, dos Black Keys –  burila um soul vintage que nos faz voltar à década de 1960, com muito a dever a Curtis Mayfield.

Amaarae – “3AM”- Ganense baseada em Accra, mas com longa vivência nos Estados Unidos, a rapper e produtora Amaarae faz um personalíssimo amálgama de pop, R&B e música da África.

Brittany Howard – “13th Century Metal” – Michael Kiwanuka –  O genial Kiwanuka foi um dos convidados a remixar as faixas do potente primeiro álbum solo da vocalista dos Alabama Shakes, reduzindo a percussão e adicionando uma “cama” de teclados para destacar a voz e a mensagem da artista.