PLAYLIST 84 – A seleção comentada da semana

Mirrors, Becca Stevens, Gisela João – “Tempestade” – Prepare o coração para o transbordamento de emoção dessa colaboração multinacional, o projeto Mirrors, que reúne integrantes do coletivo eclético Snarky Puppy, dos Estados Unidos, mais músicos como a cantora-compositora Becca Stevens e a fadista portuguesa Gisela João, que simplesmente arrasa aqui.

Modern Studies – “Wild Ocean”– O som arrebatador desse quarteto escocês pode ser descrito como folk-rock de câmara, numa ponte que une tradições do estilo a uma pegada moderna. 

Dry Cleaning – “Tony Speaks!” – O quarteto londrino produziu uma música claustrofóbica, insistente, circular, inescapável, uma locomotiva de baixo distorcido, bateria e guitarra, mais o canto falado de Florence Shaw (com um tom que é partes iguais de Emma Thompson e Chrissie Hynde). 

Aeon Station – “Queens” – Uma banda de New Jersey, adorada nos anos 1990, Wrens, desaparece por quase duas décadas, e ressurge agora, sob a forma de um novo (e espetacular) projeto de seu baixista e vocalista, Kevin Whelan, com a ajuda de quase todos os integrantes do grupo anterior. É uma volta por cima dramática. 

Sting – “Rushing Water” – O ex-Police parece ter feito as pazes com sua musa pop, como visto na faixa-título de seu novo álbum, que poderia se encaixar com certa facilidade em qualquer disco de seu antigo trio. 

The Flatlanders – “Moanin’ of the Midnight Train” –  Em seu quarto álbum juntos, Joe Ely, Jimmie Dale Gilmore e Butch Hancock juntam suas guitarras para garimpar pepitas de country blues rock carregadas de solos cintilantes.

Deep Throat Choir – “Uvas” – Outro coletivo, dessa vez britânico e constituído inteiramente de vozes femininas, cantando sobre as 12 uvas que deve-se ingerir à meia-noite da virada do ano. 

Local Natives – “More Than This” – O quinteto indie rock de Los Angeles vasculhou décadas passadas para garimpar o repertório  que regravaria para a série The Shrink Next Door – exibida pela Apple+ – e reunido no EP Music From The Pen Gala 1983. Dentre elas, uma das preciosidades do Roxy Music. 

Daniel Lanois – “Blue Steel” – Conhecido por produzir canções cheias de climas e paisagens sonoras impressionistas, Daniel usa aqui como pincel uma serena steel guitar (“minha pequena igreja numa mala de viajar”) para gravar um álbum dedicado aos cuidados com a mente, myndstream Collection Vol. 1.  

Pink Floyd – “Echoes”– Os surpreendentes e variadíssimos mais de 23 minutos dessa composição, nascida de experimentos do tecladista Rick Wright, ocupava todo o lado B do LP Meddle, lançado em 1971, a meio caminho entre Atom Heart Mother (cuja faixa-título, aliás, se espalhava por tempo quase idêntico no lado A daquele álbum) e Dark Side of The Moon, que transformou o Pink Floyd em superastro da galáxia rock.