Reedição comemorativa de ‘Thick As Brick’ sai em julho – embalada em jornal, como em 1972

Sai no final de julho a reedição em vinil comemorativa de 50 anos de Thick As A Brick, o álbum conceitual lançado pelo Jethro Tull em 1972, do qual constavam apenas duas faixas – cada uma ocupando um lado inteiro do LP – que, juntas, formam uma única música.

A nova versão utilizará a remixagem realizada por Steven Wilson em 2012, quando foram comemorados os 40 anos de lançamento do álbum.

Criado para ser uma paródia do rock progressivo de seu tempo e do próprio conceito de álbuns conceituais tão em voga na época, o disco é todo centrado num poema que teria sido enviado para um concurso, escrito por um garoto de 8 anos, Gerald Bostock, personagem fictício que aparece na capa do disco acompanhado de sua namorada … grávida! 

Apesar de sua pouca idade, o menino gasta verso após verso (escritos, na verdade, pelo flautista, cantor e letrista Ian Anderson) para falar do sentido da vida e da vantagem de ser jovem, mas sempre com sarcasmo e afiado senso de humor, abrindo os trabalhos com um desafio e um deboche: “Não me importo mesmo se não derem atenção a isso”. Embora o poema acabe sendo selecionado, Gerald é desclassificado por ter falado um palavrão na TV. 

O disco original – assim com acontecerá com a reedição – vinha embalado dentro de um jornal de 12 páginas, The St. Cleve Chronicle & Linwell Advertiser, repleto de matérias escritas pelos integrantes da banda e o divulgador da gravadora, anúncios de mentirinha, palavras cruzadas e até uma resenha de Thick As A Brick, um trabalho que, diz-se, teria levado mais tempo do que criar e gravar a própria música do álbum.

Ironicamente, apesar do objetivo de Anderson ser fazer do quinto álbum do grupo uma gozação, Thick As A Brick tornou-se um marco “sério” na carreira do Tull, a ponto do mesmo conceito – um disco com uma faixa contínua, seguindo um mesmo tema único e espalhada pelos dois lados do LP – ser repetido no ano seguinte, quando saiu A Passion Play. Com seriedade, dessa vez.