Revista propõe a receita para curar o planeta

“Temos uma única Terra – e a tecnologia para salvá-la”.

Assim, a revista Wired apresenta sua edição especial, toda dedicada ao clima, lançada esta semana, em meio à pandemia do novo coronavírus.

O tema é abordado em meio a um clima de tensão e incerteza diante de uma crise mundial, mas adverte que a única maneira de se pensar criativamente a respeito do futuro é com um dose de otimismo, “uma atitude que pode ajudar também enquanto tentamos encontrar tratamentos e vacinas para combater o coronavírus e reimaginar o mundo quando – e se – emergirmos do atual estado de lockdown”.

As propostas para um novo mundo incluem cidades diferentes, sem carros, que usam um tipo de concreto capaz de “chupar” o carbono; companhias aéreas mais eficientes e com frotas que tenham emissões mínimas; a convivência pacífica entre orgânicos, alimentos modificados geneticamente e híbridos; melhores baterias e pilhas; e grandes avanços no uso da energia solar.

“Vamos resolver a crise do coronavírus através do brilhantismo da ciência e da pesquisa – e através da coesão social”, diz a revista. “E podemos resolver a crise climática, também”.

A edição especial está disponível aqui.